sábado, 14 de junho de 2008

A difícil tarefa de dar a glória a Deus

Não sou muito chegada a piadinhas de bêbado, mas tem uma que me fez até refletir, se é que possível refletir através de uma piada de bêbado, mas vamos a ela:

“Um sujeito atravessava a ferrovia quando, de repente, seu pé fica preso no vão de um dos trilhos. Gemendo de dor, ele vira daqui, torce dacolá e nada do pé se soltar. Nisto ele ouve o apito de um trem se aproximando.
- Ai, meu Deus! Me ajuda! - diz, apavorado.
Puxa o pé com toda a força e nada... E ouve outra vez o apito.
- Meu Deus, por favor! - pede ele, com os olhos lacrimejantes - Me ajuda a tirar o meu pé e prometo que vou à igreja todos os domingos.
Puxa de novo e nada! E o trem apita, cada vez mais próximo.
- Por favor, Senhor! Se me ajudares a sair desta, prometo que nunca mais vou colocar uma gota de álcool na boca!
Mas, por mais que ele force, o pé não se solta. Desesperado, começa a berrar, insistentemente:
- Senhor! Por favor! Me ajuda e eu prometo que nunca mais vou mexer com a mulher dos outros!
De repente, ele puxa a perna e o pé se solta. Segundos depois, o trem passa a toda velocidade.
- Uuufaaa!!! - diz o bêbado aliviado - Meu Deus, não precisa mais se preocupar, eu consegui me soltar sozinho!!!”

Sou assim muitas vezes.
Peço, peço, peço e quando alcanço é como se no fundo eu fizesse igual ao bêbado: “Valeu Deus, já consegui”.
É tão comum me esquecer que eu não consegui coisa nenhuma, mas que Ele me ajudou a conseguir.
Geralmente, quando caio na real e percebo isso, pergunto pra Ele e pra mim mesma: “Quando Senhor, aprenderei a te dar a glória devida?”.
Não preciso pensar muito pra lembrar que sem Deus sou um lixo, sou nada e não conseguirei fazer coisa alguma.
Não precisa nem olhar muito pra trás pra rever as tantas intervenções dEle em minha vida.
Não precisa nem olhar pros céus pra saber que Ele é incomparavelmente maior do que eu.

Ah Deus, quando vou aprender a Te dar a glória que é Tua?

Segundo o dicionário Houaiss, um dos significados da palavra glória é: “fama que uma pessoa obtém por feitos heróicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades”.

Quem tem feitos heróicos? Quem pode realizar grandes obras? Quem tem extraordinárias qualidades? Eu? De forma alguma... Somente Ele, o Senhor.

Sei que Deus não depende da glória que eu venha a lhe dar. Sei que sem mim os Seus planos vão ser executados conforme Ele mesmo planejou, mas eu preciso entender que “dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre!” Romanos 11:36

Conforta-me saber que “...um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” Salmos 51: 17b. Ele sabe o quanto quero aprender e sei que Ele mesmo vai me ensinar a lhe render glória.

Enquanto isso, tenho dito humildemente ao Senhor: “Se for pra realizar coisas grandes achando que eu fui a responsável, peço-Te sinceramente Pai, deixa-me com as pequenas...”

Nenhum comentário: